10/10/2019

3 dicas para fortalecer sua marca


É muito comum nos depararmos com empresas que focam apenas no produto, mas esquecem de cuidar de suas marcas.

O produto é responsável por efetivar o contato do cliente com o seu negócio. Contudo, é o cuidado que você tem, a preocupação e trabalho constante em fortalecer sua marca que faz com que ele passe de uma compra casual para compras recorrentes.

E, mais do que isso, que você o conquiste e o fidelize para além da questão comercial, tornando-o um defensor da sua marca.

Pensando em te ajudar nessa questão, iremos apresentar a importância de fortalecer sua marca e falaremos a respeito de 3 dicas que podem contribuir para isso. Continue a leitura!

Qual importância de você fortalecer sua marca?

O principal ponto que podemos mencionar, sem sombra de dúvida, é a concorrência. Em outro conteúdo aqui do blog comentamos sobre 4 questões para você se diferenciar dos concorrentes.

Nele pontuamos o quanto o acesso fácil à informação, unido à diversidade de produtos e serviços podem impactar na visão e lembrança que os clientes têm da sua marca.

Nesse sentido, o fortalecimento dela é algo que você precisa ter um cuidado constante, caso contrário, sua marca pode se perder no meio das informações com muita facilidade.

Então, tanto o seu cliente quanto o seu concorrente devem ser analisados e avaliados de tal forma a permitir que você tenha bases para identificar pontos que precisam ser modificados para obter maior eficácia em suas ações. Isso tanto para conquistar o cliente, quanto nas ações para se destacar em relação à concorrência.

1 Tenha um diferencial

Quando se trata desse ponto, a conversa nem sempre é agradável. Isso porque, com a massificação de informações e até mesmo a diversidade de produtos e serviços, está cada vez mais complicado chegar em algo que possa ser chamado de “diferencial”.

Em muitos casos, com o tempo, o que era novidade para o cliente e exclusividade de determinada empresa, passa a ser copiado por outras e boa parte do esforço se perde.

Contudo, conseguindo mantê-lo novidade ou não, é indispensável que a sua empresa, sua marca tenha um diferencial. Pode ser um produto, um serviço, um brinde nas compras efetuadas, um pós-venda incrível ou até mesmo uma ação de marketing fantástica.

O foco principal deste ponto é reforçar a você a necessidade de ter algo que só a sua empresa tem, ou melhor, é a capacidade dela poder oferecer algo aos clientes que a concorrência não pode ou irá encontrar dificuldade para conseguir também disponibilizar.

Nossa dica é você analisar a concorrência! Ao fazer essa investigação você não só irá notar pontos falhos nessas questões que falamos acima, como poderá ter ideias para um diferencial do seu negócio.

Não é uma tarefa simples, mas uma forma bastante eficaz de fortalecer sua marca aos poucos é ofertar no mercado algo que os clientes e potenciais clientes sabem que só você tem.

2 Transforme sua marca em uma pessoa

Você deve estar pensando que isso não faz sentido, mas você já vai perceber que é possível transformar uma marca em uma pessoa.

Uma pessoa anda, fala e tem uma personalidade. Mais do que isso, ela tem características que a tornam única. Quando pensar em fortalecer sua marca, comece a enxergá-la como uma pessoa.

Defina um tom de voz, qual a linguagem mais adequada, se ela vai ser informal ou formal, enfim, tudo que permita que as pessoas comecem a visualizá-la como única.

Além disso, para que essa transformação seja ainda mais completa, a construção de um branding é essencial. Com ele é feita a construção da marca de modo a manter os atributos e valores dela que servirão para identificá-la frente aos concorrentes.

Com a percepção que a estratégia do branding traz para a marca, ela se torna muito mais do um ambiente corporativo que oferece um produto ou serviço. Ela também proporciona percepções, sensações e experiências através do que oferta no mercado.

Além do tom de voz e da linguagem que já mencionamos, ao tornar sua marca uma facilitadora de experiências e bons momentos, através do seu produto/serviço, ela pode ser considerada muito mais do que apenas uma marca.

Ela passa a integrar a rotina dos clientes ou ser lembrada em situações do dia a dia. A partir do momento que o cliente associa sua marca a algo fora do mundo das compras – ou não – realmente você conseguiu o que inúmeros negócios almejam. E o branding tem papel extremamente relevante nesta conquista.

3 Seja omnichannel

Muito já falamos sobre o impacto que a imensidão de informações tem causado nas pessoas, seja no mundo digital ou não.

Diante disso, além do diferencial e da questão de transformar sua marca em uma pessoa, é fundamental que você pense nos canais que sua marca se faz presente. Mais especificamente, é essencial que ela se torne omnichannel.

Mas, qual o significado disso? O termo “omni” vem do latim e significa “todos” e a palavra “channel” é uma palavra inglesa que se traduzida significa “canal”. Nesse sentido, o tão falado omnichannel significa “todos os canais”.

O principal objetivo dessa estratégia é aproximar os canais on-line e off-line e proporcionar uma melhor experiência ao cliente, permitindo que ele passe por vários canais entre o primeiro contato com o seu negócio até o fechamento da compra em si.

Quer um exemplo prático? Vamos supor que você tenha uma loja de tênis física, mas que também tenha um e-commerce. Para que a estratégia de omnichannel possa acontecer, o cliente deve conseguir comprar o tênis no site e retirar na loja física. Ou ainda, comprar na loja física e solicitar que seja entregue em casa.

Para que ele funcione todas as informações precisam ser sincronizadas para que o cliente tenha um atendimento adequado em todos os canais. A comunicação não pode ser falha, já que os canais precisam saber onde, como, e quando o cliente solicitou determinado produto, por exemplo.

Essa facilidade do cliente “caminhar” entre o físico e o digital proporciona a ele mais comodidade para escolher e analisar as opções da sua loja. Já a eficácia em acompanhá-lo em todos os canais, faz com que ele tenha uma boa experiência e fique mais propenso a comprar novamente com a sua marca.

Nesse sentido, se for viável, estruture uma estratégia omnichannel. Não falamos no primeiro tópico, mas esse pode ser um bom diferencial para o seu negócio.

E então?

Você viu que apresentamos 3 dicas para fortalecer sua marca. Ter um diferencial, transformar sua marca em uma pessoa e ser omnichannel são questões que com certeza você não conseguirá colocar em prática de forma rápida.

Contudo, investir nesses pontos é primordial, não só para tornar sua marca mais forte, como também para mantê-la no mercado. O mundo tem se transformado rapidamente e a sua empresa não pode ficar para trás.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou deseja saber como podemos contribuir para fortalecer sua marca através do branding, clique abaixo e entre em contato conosco!

Fale com a gente agora.
Estamos ansiosos para conhecer as suas ideias.

Whatsapp Contato