01/01/2019

Chaves para uma estratégia de branding de sucesso


O fato de uma empresa ou marca conseguir se conectar com seu público por meio de um vínculo emocional é muito benéfico para ela, já que está garantindo sua lealdade olhando além de outros aspectos, como preço ou acessibilidade. Mas como você consegue ser uma "marca de amor"? Vamos ver como você deve ter uma boa estratégia de branding para envolver os clientes.

O que é Branding?

No seu dia a dia, um consumidor está exposto a um grande número de marcas que bombardeiam suas cabeças através de impactos em várias mídias, tanto offline quanto online. Um consumidor manter uma marca e colocá-la em sua mente é o objetivo perseguido pelas empresas, mas para fazê-lo, certas estratégias de marca e posicionamento devem ser estabelecidas. Isso significa que a marca representa um valor para os consumidores, não se trata apenas de vender um produto, mas de vender uma experiência ou um modo de vida.

Quando falamos de branding, falamos sobre a construção da marca orientada a manter os atributos e valores que queremos destacar e para os quais ela será identificada e diferenciada de seus concorrentes. Portanto, vemos que a marca engloba a parte da marca que se refere a um ambiente mais corporativo e comercial como um meio de identificar um bem ou um serviço, mas também as percepções, sensações e experiências geradas pelo produto ou serviço em seus consumidores e eles vão posicionar você em sua mente.

A estratégia de branding começa no momento em que uma marca é construída, para isso, desde o início, deve ficar claro que a marca é mais do que um logótipo, um nome, um certo tipo ou uma mistura dos elementos anteriores. Deve ter um significado e transmitir emoções para construí-lo de maneira sólida e isso também ajudará a preservá-lo com o tempo.

Por tudo isso, uma marca torna-se uma representação mental de como o cliente a percebe de acordo com suas experiências, emoções, percepções ou sentimentos, nos diferentes contatos ou impactos que a marca ou a empresa causaram ao interagir com ela. Em uma estratégia de posicionamento de marca, o que se busca é que a pessoa relacione positivamente a marca com a experiência que ele transmite em sua mente e, assim, alcance sua marca de amor. Uma marca de amor atrai e retém um cliente através dos sentimentos positivos gerados pela marca ou empresa e mantém um vínculo estável e fiel com ele. Sentimentos são incorporados que tornam essa marca sempre preferida a qualquer outra.

Como se constrói uma estratégia de branding?

O objetivo final de uma estratégia de posicionamento de marca é que ela seja bem valorizada e posicionada na mente dos consumidores para se tornar sua primeira opção de compra contra a concorrência. Para conseguir isso, uma estratégia deve ser desenhada a partir do momento da construção da imagem da marca. Os atributos e valores disso devem ser considerados únicos e coerentes pelos clientes.

Definição do objetivo da marca

Com base em um estudo de mercado e sua segmentação, devemos levar em conta a quem vamos nos dirigir, estabelecer um perfil de consumidor para conhecer seus hábitos, comportamentos, padrões de compra e a forma como eles interagem com a sociedade. Desta forma, as estratégias de posicionamento obterão melhores resultados. Também temos que pensar como queremos ser percebidos, o preço tem muito a dizer nesta seção, já que você não percebe um Rolex igual a um Casio apesar de ser ambos relógios. Tenha em mente que dos 4Ps de marketing, o preço é o único que gera lucratividade.

Nome, logotipo, cor e tagline

O nome que constituirá a marca definirá em grande parte o futuro da marca e sua estratégia de posicionamento. Para ser fácil de reter, deve ser original, curto, fácil de pronunciar e escrever. É aconselhável ter uma tradução fácil e atender a certos requisitos que são valorizados em outros países, se você tiver em mente a futura expansão internacional da estratégia de marca da empresa.

O logotipo pode ser um texto ou uma imagem gráfica. Quanto mais representativo, simples, memorável e atrativo, melhor, será mais fácil de ser mantido na mente dos clientes.

A cor escolhida para a marca é um fator determinante na estratégia de posicionamento para definir sua identidade. Em termos estratégicos, a cor da marca deve suportar a missão, visão, cultura e valores da empresa. Isso está intimamente relacionado à psicologia das cores, que se refere à relação de afeto e emotividade entre o cliente e a marca.

O tagline lida com a complementação da imagem fornecida pela marca, deve ser cativante e facilmente lembrado para permitir impacto na estratégia de branding. Muitas vezes, a marca é geralmente reconhecida pelo tagline sem ter que ver o logotipo. Em muitas ocasiões, as equipes de criação são responsáveis por procurá-las e devem se concentrar em representar o espírito da empresa na estratégia de posicionamento da marca.

Para conseguir uma conexão emocional que gera ligações duradouras com os consumidores, a marca deve ser honesta e sincera para corresponder às expectativas deles. O que a empresa promete em uma estratégia de branding ou posicionamento e o que o cliente recebe deve ser o mesmo. Uma boa marca pode alcançar um grau significativo de influência sobre os consumidores, mas a confiança só é obtida com a passagem do tempo mostrando valores e comportamentos sólidos e transparentes. Caso isso não aconteça, é preciso muito pouco para desacreditar uma marca, sofrer boicotes ou uma crise de reputação que derrubaria toda a estratégia de branding.

Fale com a gente agora.
Estamos ansiosos para conhecer as suas ideias.

Whatsapp Contato