19/11/2019

Criação da marca – quais os riscos de não fazer com um profissional?


Você já pesquisou na internet para identificar se a sua marca não foi plagiada ou pior, se ela não plagiou outra já existente e devidamente registrada no mercado?

Essa pergunta pode ser um pouco impactante, mas é a realidade de muitos negócios que, ao entregar a criação da marca em mãos com pouca ou nenhuma experiência, acabam por ao longo do tempo se verem diante desses impasses.

Como você já deve ter ouvido falar, a marca é um bem da sua empresa e, por isso, deve receber toda a atenção. Isso principalmente porque o desenvolvimento adequado dela envolve não só como será percebida pelo mercado, como também impacta na confiança que ela conseguirá adquirir dos seus clientes.

Para que você entenda com clareza a importância de construir a sua marca com um profissional de qualidade, iremos pontuar alguns riscos aos quais você e o seu negócio podem ficar suscetíveis caso não seja optado por uma agência de branding ou profissional especializado no tema. Continue a leitura e saiba mais!

Criação da marca: plágio sem barreiras

Um dos riscos mais comuns e também mais preocupantes no universo das marcas é o plágio. Lembra do exemplo que apresentamos acima? Você não quer fazer uma busca rápida no Google e dar de cara com uma marca igual a sua, certo?

Pense que ao contratar uma pessoa que não tem experiência e, mais do que isso, não apresenta seriedade e toda a expertise para desenvolver sua marca, é possível que ela busque “inspirações” na internet e acabe por fazer sua marca semelhante a algo que já existe.

Aí te perguntamos: até que ponto é possível exigir um trabalho alinhado com o propósito da sua empresa se a pessoa não tem embasamento prático e teórico para tal atividade?

Neste exemplo que pontuamos, a pessoa não consegue atender a sua necessidade por falta de conhecimento, mas há aqueles que mesmo com uma boa base ainda pecam na construção das marcas e, sabe por que?

Eles não levam a sério toda a estratégia e aprofundamento que deve ser feito para entender um negócio, seus anseios, seus objetivos, seu público, suas metas. Isso somente uma empresa especializada com profissionais experientes e capacitados pode te entregar.

Entendido isso, voltemos a questão do plágio. Falamos sobre ele ser sem barreiras pois com a internet se tornou muito mais fácil plagiar, isso no sentido de ver algo e fazer igual ou semelhante.

Ele vai muito além das marcas, acontecendo com músicas, roupas e assim por diante. É fundamental que você esteja ciente de que com a internet as coisas se propagam rapidamente. Por isso, além de contar com um profissional de qualidade, é essencial que seja feito o registro da sua marca.

Com ele sua marca não está totalmente livre do plágio, mas você poderá buscar amparo na justiça, já que sua marca estará protegida pelo registro.

DNA do negócio não é transmitido ao mercado

Em uma matéria publicada no site Mercado e Consumo, sobre as razões pelas quais as marcas próprias irão continuar crescendo no varejo é mencionado no tópico sobre marketing digital que [...] ao permitir comparação direta de produtos, marcas, preços e condições pelo uso dos sistemas digitais, o consumidor tende a ser ainda mais racional em seu processo de compra, pois tem mais tempo e condições de avaliar alternativas, considerar resenhas e experiências de outros consumidores e com isso todo seu comportamento torna-se mais pautado pelos elementos racionais favorecendo a opção por marcas próprias que podem, usualmente, oferecer a melhor relação custo- benefício.

E qual é ligação do DNA do seu negócio com a comparação no ambiente digital? Seja pelo tempo ou a facilidade de comparação que os consumidores têm, se a sua marca não for forte, consistente e impactante (no bom sentido) ela passará despercebida em meio a tantas opções.

A criação de uma marca precisa levar em conta a essência, a personalidade da empresa – caso essa parte não esteja muito clara, uma boa estratégia de branding pode ajudar.

Como já falamos em outro conteúdo do blog, se diferenciar da concorrência e conquistar o cliente vai muito além de um produto ou serviço de qualidade. Sua marca deve se portar de maneira distinta, única e relevante no mercado. É desta forma que ela se conecta com o público e o transforma em muito mais do que meros consumidores, mas fãs.

Falar e fazer: duas coisas que acabam sendo diferentes

Em outro conteúdo já falamos sobre a importância do quesito confiança para os clientes em relação à marca. Uma pesquisa do Edelman Trust Barometer 2019, intitulada In Brands We Trust? reforça essa questão. De acordo com os dados dela, [...] quando a marca é confiável nos três segmentos – em relação ao produto, à experiência de compra e ao impacto social – a porcentagem de consumidores que comprarão pela primeira vez, permanecerão leais, defenderão e apoiarão é de 72%.

Entendido o impacto da confiança na relação dos clientes com a sua marca, a ligação disso com o falar e o fazer é que se o que a sua empresa faz é diferente do que ela fala, onde você acha que fica a confiança?

Se a sua empresa já está algum tempo no mercado, você já deve ter notado como pode ser difícil trabalhar um mesmo tom de voz, abordagem e comunicação o tempo inteiro, isso claro, sem a construção adequada da sua marca.

Essa divergência de atitudes e falas perante o mercado pode ser evitada se existir a construção séria não só da marca do seu negócio, como também, o branding contínuo dela.

Uma marca que a cada dia se apresenta de uma forma diferente tem muito mais dificuldade de conquistar a confiança das pessoas. E tudo se torna mais difícil, principalmente a venda.

Apenas para finalizar esta parte, a pesquisa In Brands We Trust? ainda mostrou mais um dado relevante: em um cenário onde 77% dos brasileiros evitam a publicidade, o estudo mostra que, entre os que confiam na marca há muito tempo, 88% vão prestar atenção em seus anúncios e demais comunicações.

A preocupação com a confiança que a sua marca desperta deve ser constante de forma que a construção dela receba a devida atenção.

Como ela irá passar credibilidade se a identidade visual destoar dos próprios valores e personalidade, por exemplo?

E então?

Você viu que falamos sobre a questão do plágio, da falta de transmissão do DNA do negócio ao mercado e como o falar e fazer desalinhados podem impactar de forma negativa na confiança que as pessoas depositam na sua marca.

Todas essas questões não só podem prejudicar o crescimento e desenvolvimento do seu negócio, como também, podem trazer maiores complicações para a sua marca e tudo que você já construiu até aqui, caso já esteja no mercado há algum tempo.

É fundamental que você trate com seriedade e compromisso a criação da sua marca e assim opte por uma agência focada no desenvolvimento de marcas para cuidar não só da elaboração, mas de toda a parte estratégica.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se desejar, clique abaixo e faça o download gratuito do checklist que elaboramos sobre as características de uma marca forte!

Fale com a gente agora.
Estamos ansiosos para conhecer as suas ideias.

Whatsapp Contato