10/10/2019

4 questões essenciais para você se diferenciar dos concorrentes


Com tanta informação ao alcance das mãos, o ponto para se diferenciar dos concorrentes muitas vezes se encontra nos pequenos detalhes. E quando se trata da conquista do cliente, isso vai muito além de um produto de qualidade com um preço bacana.

É preciso oferecer uma boa experiência, um contato autêntico com sua marca e com o seu negócio. E para isso a identidade visual é primordial já que basicamente ela é o primeiro contato da sua marca com o seu possível cliente.

Nesse sentido, iremos apresentar 4 questões que não só impactam como diferenciais em relação aos seus concorrentes, como também contribuem para que o seu negócio se destaque em meio a tantas opções disponíveis no mercado. Continue a leitura e saiba quais são!

Inovação precisa ser constante

Pode parecer clichê, mas buscar a inovação constante é uma das formas do seu negócio se diferenciar dos concorrentes. Sabe por que? Mesmo que a grande maioria já faça, boa parte não inova porque isso demanda um certo investimento. Sabemos que quando mexe no financeiro pode ser um pouco complicado, mas buscar inovar no seu produto/serviço é indispensável para que você não só se diferencie dos seus concorrentes, mas também seja visto como um negócio inovador pelos clientes em potencial.

E não só isso, como falamos no início do conteúdo, o acesso a um grande volume de informações é muito simples, sendo necessário impactar positivamente e de forma inovadora todo esse ambiente que engloba o mercado de forma contínua. Conforme matéria publicada no site StartSe, se a sua empresa não inova, muito provavelmente outra companhia virá e tomará o seu lugar. De acordo ainda com o conteúdo, foram listadas 7 empresas que morreram nos últimos anos por não inovar. São elas: Blockbuster, Kodak, Yahoo!, Xerox, MySpace, Atari, Blackberry. Engana-se quem acredita que isso acontece apenas com grandes negócios. Tanto pequenas quanto grandes empresas são impactadas pelos avanços tecnológicos, tendências e demandas cada vez mais aceleradas do mercado consumidor e até mesmo pela concorrência.

Se você está à frente de um negócio que está crescendo ou deseja crescer mais, saiba que a inovação é tão importante quanto o capital inicial para abrir a empresa. Ambos são essenciais para que o negócio saia do papel e continue trazendo os resultados almejados. Por isso, se atualize e busque inovar sempre.

Tenha colaboradores engajados nos objetivos do negócio

O mercado pode mudar, as tendências podem ir e vir e as necessidades dos consumidores podem receber perspectivas diferentes. Entretanto, uma coisa não muda: independente do negócio que você tenha, o engajamento dos colaboradores é primordial para o sucesso.

Claro, empresas com mais de 100 colaboradores podem se ver em dificuldades para alinhar propósito, visão e valores e inseri-los em uma prática diária. Mas, não é impossível. Os resultados desse engajamento são interessantes em uma empresa de grande porte, mas ainda mais notável em pequenas e médias.

O que queremos dizer é que são os profissionais que fazem parte do seu negócio que têm o desafio nas mãos de serem um dos diferenciais da sua marca no mercado.

Como pontuamos antes, seu produto/serviço pode ser maravilhoso, com um preço bacana, mas se o atendimento deixar a desejar, alguns clientes podem ser perdidos.

Nesse sentido, trazer seus colaboradores para perto, efetuar reuniões e treinamentos que alinhem as formas de atuação, atendimento e comunicação da empresa é essencial.

Invista em marketing digital

Não poderíamos deixar de falar desse ponto que cada dia ganha mais espaço na rotina das pessoas. Lembra que acima pontuamos a relevância da inovação? O marketing digital anda lado a lado com essa necessidade. Ele também precisa ser constante na atuação do seu negócio no mercado.

Isso porque, conforme um estudo realizado pela McKinsey com o apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), intitulado Digital Marketing Readness, dois terços da população brasileira já está conectada à internet, no entanto, 80% das empresas pesquisadas ainda estão em estágios iniciais de maturidade em marketing digital.

Você deve estar pensando o que isso tem ligação com a atuação do seu negócio, certo? Tudo! Como você pôde notar, o número de brasileiros conectados é muito expressivo e tende a aumentar. Entretanto, quando se trata do digital, a maturidade dos negócios ainda é muito pequena.

Nesse sentido há muito espaço para a sua marca trabalhar e investir no marketing digital. Claro, não é por que a grande maioria ainda está começando a ter consciência do valor do marketing no digital que ele não é eficaz. Muito pelo contrário. Pequenas, médias e grandes empresas estão enxergando nele a possibilidade de alcançar novos consumidores e mercados de forma mais assertiva e sem despender tantos recursos.

Invista na identidade visual do seu negócio.

Todos os pontos que apresentamos não só são extremamente importantes como, se bem trabalhados, são diferenciais frente aos concorrentes e clientes. Contudo, como mencionamos na introdução do conteúdo, o primeiro contato que o seu cliente em potencial tem é com a sua marca.

Sabemos que entregar o real valor da identidade visual não é tão simples. É muito mais fácil mostrarmos o valor de algo que pode ser mensurado, como o marketing digital, concorda?

Entretanto, por mais que não seja possível encontrar a relação custo-benefício de um branding bem estruturado logo no início, a médio e longo prazo ele mostra seu valor. No conteúdo A importância do branding para o seu negócio apresentamos alguns aspectos que reforçam a relevância dele. De forma resumida ele é tudo que abrange sua marca e ajuda você a distinguir-se das demais. Um dos pontos que mais deixam em evidência a necessidade de uma identidade visual autêntica que carregue as características, valores e propósitos da sua marca é que o design, a qualidade de toda a comunicação visual precisa ser de qualidade, precisa mostrar clareza, beleza e convicção em cada detalhe.

Uma identidade que em cada canal é trabalhada de um jeito diferente e uma comunicação que é realizada de forma distinta por cada colaborador, qual é a sensação que você tem ao ser abordado por uma marca assim? Se colocar no lugar do seu cliente em potencial e avaliar sua própria marca dessa forma torna muito mais clara sua análise de todas as mudanças que precisam ser feitas. Um branding bem desenhado e que conecte todas as partes tanto de comunicação, quanto de design e valores do seu negócio é fundamental para que a sua empresa impacte positivamente os possíveis clientes e se diferencie dos concorrentes.

E então?

Você viu que apresentamos 4 pontos primordiais para que você consiga se destacar da concorrência e também impacte de uma forma mais única o seu cliente em potencial.

Como mencionamos, ser visto em um ambiente tão carregado de informação é um desafio diário, mas que pode ser vencido aos poucos com um branding bem estruturado.

Neste conteúdo o foco foi a concorrência, mas como você bem sabe, o seu cliente em potencial é tão importante, se não mais. A questão é que analisar e pensar nos dois é fundamental para que você consiga enxergar com clareza pontos que precisam de melhorias.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco! Se você tem interesse em saber como podemos contribuir para a construção de uma identidade visual que traga valor ao seu negócio, clique abaixo e solicite um orçamento!

Fale com a gente agora.
Estamos ansiosos para conhecer as suas ideias.

Whatsapp Contato